Ai de quem escandalizar os pequeninos

— Pai, qual é o motivo dessa guerra?

— Filho, Israel atacou Gaza para que o Hamas pare de atacar Israel.

— Por que o Hamas ataca Israel?

— Porque os palestinos odeiam os judeus.

— E por que os palestinos odeiam os judeus?

— Porque os israelenses  fazem coisas que eles não gostam, como cercar a terra dos palestinos, obrigá-los a ficar em filas e matar alguns deles.

— E agora, com essa guerra, os palestinos deixaram de odiar os judeus?

— Na verdade, acho que eles odeiam mais ainda.

— Mas, então…

— Filho, pare de fazer perguntas, que o papai quer prestar atenção no Jornal Nacional.

4 comentários em “Ai de quem escandalizar os pequeninos”

  1. Caro Eduardo,

    Se o diálogo que você escreveu só tem argumentos verdadeiros, então os palestinos só passaram a odiar os judeus depois de Israel “cercar a terra dos palestinos, obrigá-los a ficar em filas e matar alguns deles”. Infelizmente, acho que isso não é toda a verdade: eu creio que há aí também um punhado de preconceito, inveja, ressentimento, e outros sentimentos não muito nobres. Ninguém nessa história é santo, e como sempre os mais pobres (nesse caso os palestinos) acabam pagando mais caro.

    Um abraço.

  2. Kinch, isso é só um bate-papo entre pai e filho, e não uma argumentação acad~emica com pretensão de evidência apodítica.

    Em momento algum penso em englobar nos meus posts TODA A VERDADE. Deixo tal utopia para os hegelianos.

    Meu propósito é mostrar visões particulares do mundo, que fazem parte da realidade sem SER VERDADE COM V MAIÚSCULO.

    Abraço

  3. Desculpa, Eduardo, mas vou usar esse seu espaço para responder ao cara da locadora: não, eu não vejo razão em ficar a favor de nenhum dos lados – para mim, os dois estão errados. E até onde eu sei o Hamas não é um exército, com tropas uniformizadas, mas é composto por militantes civis que pegam em armas e não se importam em usar outros civis como escudo e prêmio.

    Um abraço…

Deixe um comentário

