Os Mutantes – a melhor coisa que a Record já criou

mutantes

Devo ter sido a última pessoa do mundo a descobrir Os Mutantes – Caminhos do Coração, da Rede Record do Reino de Deus, e preciso confessar que estou viciado.

A novela já nasceu como clássico. Clássico trash. É daquelas produções que, de tão ruins, tornam-se excelentes (mas só se você souber apreciá-las com o estado de espírito adequado).

Faz poucos dias que assisto, religiosamente, e, mesmo adorando, ainda não entendi lhufas. Existem umas mil tramas paralelas, terrivelmente mal amarradas.

A sopa de letrinhas contém ingredientes de todo tipo de mito, fábula, série de TV, lenda e filme de ficção científica. É um cozido de intermináveis referências pop, selecionadas a esmo, sem qualquer critério aparente, o que só aumenta a graça.

A trama traz X-Men mutantes com super-poderes, vampiros, imbecis vestidos com roupas que misturam as indumentárias Hobbit e Jedi, mocinhas usando capas da invisibilidade, um robô copiado de “Eu, Robô”, cartomantes e magos, bebês sagrados, um John Connor viajante do tempo que volta ao passado para evitar que seus pais sejam mortos, uma mulher biônica, uma polícia especial chamada Depecom (que caça mutantes do mal), uma ilha de Lost, uma Liga do Bem, uma espada Excalibur, um cetro do poder, alienígenas reptilianos, uma sereia que canta (!!!) e até um paspalho permanentemente vestido de músico peruano.

Incrível. Não é à toa que eu nunca entendo o que está acontecendo.

O texto é um primor. O autor, Tiago Santiago, já é um dos meus ídolos. São tantos clichês, tantos chavões, tantas frases épicas, que a média de gargalhadas da audiência é de uma a cada 2,6 frases.

Pérolas como “Se forem reptilianos, vocês escolheram o homem errado. Eu sou o Pai da Humanidade”, “Devolva-me o cetro do poder”, “Cala a boca, sua Lata de Sardinha” e “Eu senti através dos meus poderes” são deliciosas de se ouvir, principalmente quando ditas por péssimos atores, que, aliás,  superpovoam a novela.

O elenco é algo digno de menção honrosa. São dezenas de fracassados globais, ex-iniciantes-com-futuros-promissores e desconhecidos igualmente desprovidos de talento. Muitos são canastrões, outros são apenas ruins, mesmo. A pior de todas, com larga vantagem, é a magnífica, a fantástica, a fabulosa Bianca Rinaldi, uma atriz (sic) que consegue proezas como dizer “Eu te amo” com cara de “Tô com uma coceira na bochecha…” e “Vou te matar” com cara de “Putz, onde esqueci o meu haxixe?” O mais divertido é que há duas dela – irmãs gêmeas, uma boa e outra má, igualmente canastras, o que não poderia faltar em qualquer obra-prima do gênero.

bianquinhaLa Rinaldi em uma de suas primorosas atuações

Há ainda saudosos sobreviventes dos últimos expurgos  da Globo: Raul Gazola, Cláudio Heinrich, Felipe Folgosi, Taumaturgo Ferreira, André Di Biase (pô, o cara era o Lula do Juba & Lula e agora tá sempre vestido de Tom Jobim), Patrícia Travassos e outros de nível semelhante, para deleite dos espectadores.

teofilo
Teófilo (Zé Dumont): Pai da Humanidade e Rei dos Canastrões

Porra, até o Nino do Castelo Rá-Tim-Bum tá nos Mutantes! Tem como não assistir a um programa desses? Espero que a Record tenha tino comercial suficiente para continuar por vários anos e, depois, vender os boxes das temporadas. Se fizerem isso, vocês já sabem o que me dar no Natal.

[O post foi atualizado]

59 comentários em “Os Mutantes – a melhor coisa que a Record já criou”

  1. Hahaha perfeita a descrição desta obra prima da televisão brasileira.

    Eu adoro X-men, li as revistas em quadrinhos desde muito nova, até gostei das versões hollywoodianas, mas essa tentativa da Record de misturar X-men, Heroes, Terminator e Lord of Rings na mesma produção, ficou o Ó!

    O mais legal é que a Record já está apostando em uma expansão midiática da sua super produção a começar pela criação de um Álbum de Figuras dos Mutantes (algo bem old-school, mas que tá valendo) veja só… http://osmutantes-osmutantes.blogspot.com/2008/12/album-caminhos-do-corao-e-os-mutantes.html.

    É uma obra! O Trash brasileiro a partir de agora pode ser classificado como a.M. e d.M (antes e depois de OS MUTANTES).

    Feliz ano novo, tudo de bom…
    Aline o/

  2. Cara, mutante é a imbecilidade em pessoa. Santo Deus, como pode existir produtor tão ruim, e atores tão frajudos daquele ponto. E os efeitos? Pra que Affter Efects se pode usar o Paint….

    Até,

  3. Cara, me deu muita vontade de ver… O problema é que eu não tenho tempo de acompanhar qualquer coisa na tv e perderia muitos episódios, mas parece ser um clássico conteporâneo e um pecado não tentar vê-lo… To rindo demais aqui, rs…

  4. O pior, é que vendo os primeiros episódios de Caminhos do Coração, se poderia esperar algo que preste. Tinha um certo nexo, boas atuações e até mesmo o Lance Henriksen, que fez Millenium e chegou a fazer filme com o Schwarzenegger (Exterminador do Futuro). Depois, talvez porque o brasileiro quando não caga na entrada caga na saída, esculacharam tudo! Perdeu nexo e tudo mais! Virou uma porcaria ;/ Até o comecinho desses mutantes novos poderia ser legalzinho (já que a outra terminou um lixo). Agora voltou a ser ridículo de novo… Clichê pra caralho mesmo! Excelente post seu! Melhor texto que já vi em uma novela. Aquela mina uqe faz as gemeas é realmente um lixo de atriz, puta merda! os bons lá são o andre mattos, claudio heinrich, aquele maluco que faz o pescador que diz que foi pra atlantida, o segurança mulherengo e acho que só.. ah, o cara da tal depecom, que era o chefe que queria matar tudo quanto era mutante era legal tb. o que virou dele?

    Abraços
    do Terrinha

  5. @ Aline: seria legal se lançassem, além do álbum, bonequinhos do Teófilo e da Bianca Rinaldi, com um botãozinho pra gente apertar e ouvir um clichê.

    @Terrinha: Cara, não vi a “primeira fase” que você citou. Na verdade, nunca tinha ouvido falar… como eu disse, descobri essa pérola há pouco… mas um dia eu vejo, quando a Record lançar o seu “Vale a Pena Ver de Novo”

  6. Eu já cheguei a assistir a alguns capítulos da novela. Realmente, é um festival de tosquices e canastrices que parece não ter limite. Apenas um pouquíssimos se salvam.

    Para completar a tosqueira absoluta só falta ser feito um filme baseado na novela. Afinal de contas, não existe nada mais tosco que o cinema brasileiro. Ou existe?

  7. “Lamento ser a portadora de más notícias, mas Bianca Rinaldi não continuará à frente do elenco de tão encantadora produção:”

    NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOO !!!!!!!!!!!!!!!!

  8. nossa essa novela é tudo de bom que ja teve em minha vida amo todos os personagens dela tudo de bom…

    de todos os personagens desa novela a q eu mais gosto é a Bianca….
    Amu de paixão para mim se essa novela acabar minha vida vai ficar sem sentido de viver…

    amu todos vcs…

    espero q posso comunicar com vcs um dia..

  9. oi sou a maria fernanda gosto muito de mutantes na brincadeira dos mutantes eu sou a flora, a mutante cobra, gor ,a medusa, ceres o lucio,
    pitom,perpetua,terremota,erica,

  10. Gosto dessa novela. Não perco. Mas, a produção erra num ponto. As Cenas são longas demais, cansativas até. O que precisa é mais criatividade. Mas ação nas cenas. No mais, tá ótima.

  11. Acho bom, vocês providenciarem a confecção dessas novelas em dvd. E que estejam à venda nas bancas de revistas. Caprichem. Ponham junto, fotos e depoimentos dos atores, produtores, diretores, e até do escritor dos temas. Vai ser legal. Sugestão: Ponham cada ator nas duas situações: ao natural como cidadão, e “travestidos” como personagem. É gostoso a gente ver isso. É uma forma de estar mais perto deles. Considero sempre o ator/atriz, pessoas especiais que entram em casa pra nos fazer pensar, rir e até se emocionar dependendo da cena. Não se esqueçam dos erros de gravação.

  12. Eu queria parabenizar a rede record por essa novela espetacular que é os mutantes…
    essa novela e a minha favoritaaa…
    se voces continuarem desse jeito vai alcançar a liderança…

    desejo muito amor,saude,SUCESSO…
    PRA VOCES…
    PARABENS

  13. oiiiiiiiii meu nome laiana eu adoro os mutantes eu no quero que a samira morre s porque ela t do bem ninguem mais vai querer assistir os mutantes.
    beijosssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss
    te amo samira.

  14. oi eu nao queria tambem que a samira morrese pq eu gosto dela.E eu queria que vcs colocasem fotos de samira tati algela maria gor e da clars

  15. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii eu adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii as fotos são liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindas essa fotos bjs

  16. aah naum queria que a samira morreesse e que a novela continuasse
    e se acabaa coloca terceira temporada

  17. a melhor novela que eu ja assisti, demais,ótima, a rede record esta de parabéns, detonando com as novelas da globo!!!

  18. a novela os mutantes estava muito boa…

    mas com a morte da Samira per deu o sentido…

  19. Tenho uma péssima notícia para dar a ti, prof. Eduardo. Fiquei sabendo que a novela “Os Mutantes”, essa grande obra-prima da dramaturgia e da ficção brasileira exibirá o seu último capítulo hoje, dia 23/03/2009.

    E agora? Com o que você vai se divertir?

    Vamos sugerir para que a Record crie o seu “Vale a pena ver de novo”.

  20. essa novela é a melhor novela da rede record a personagem que eu mais gosto é a bianca rinaldi que é a personagem maria e estou sabendo que ela esta gravida meus parabens ainda de gemeos muito legal voltando a novela é um barato quem nao viu nao vai ver mais mas pode ver a outra novela que ta chegando aposto que vai ser demais e só isso que tenho que falar ou melhor escrever xauu.

  21. oiiii
    td bom bianca
    gosto muito de vc!!
    apesar de vc ter saido da novela,
    mas tambem tem que dar um tempinha a família
    a sorte é que ainda tem prova de amor
    também é otimo os mutantes, melhor novela que pode ter existido até agora na record!! Mas tambem em primeiro a familia do jeito que vc tem uma sorte para o lado de gêmeas ;parabéns que vc seja feliz cm beatriz
    e sofia;e cm seu marido ,xauuu bjussssss
    algum dia posso até me encontrar cm minha atriz favorita!!!que deus te sua sorte em mas que dobro!!!

  22. OS MUTANTES CAMINHOS DO CORAÇÃO FOI A MELHOR NOVELA QUE EU JÁ VIIIIIIIII E EU JÁ GOSTAVA DA MUTANTE SAMIRA

  23. EU ASSISTO A NOVELA DOS MUTANTES DES DE QUANDO ERA CAMINHOS DO CORAÇÃO QUE EVOLUIO PARA OS MUTANTES CAMINHOS DO CORAÇÃO QUE AGORA É PROMESA DE AMOR E EU GOSTO MUITO DE VOCE BIANCA

  24. Samira e Maria são muito show seus poderes são mara!!!! e todos os componentes da novela são demais todos os mutantes são simplesmente ex perts no q fazem obs a tati é uma das mutantes mas poderosas e lindinha Agata cara muito linda e agora com esse cabelo curto continua muito gata bjs!!!

  25. bianca vc é linda demais e da primeira vez q vc se tornou uma vampira alada aquele grito q vc dava era show ñ sei se vc agora com a mesma transformação continua dando o mesmo grito agudo vc Cléo com seus poderes po é demais esse seu olhar q petrifica é show …

  26. O Claudio Heinrich é um dos precursores da geração contemporânea de tosquices. Foi um índio/homem das cavernas em Uga-Uga – que, perto de Mutantes, parece ter sido uma obra de enredo complexo e coeso.

  27. eu tenho uma irmã que gosta muito da samira e da maria record não deixa perder elas porque gosto muito delas assinado bianca ap. campos cogo Adoraaaaaaaaaaa

  28. oiiiiiiii eu sou dalila e eu queria que a maria o macelo
    e a tate voutace para a novela é so isso beijosssssss

  29. Pingback: Blog do Lucho
  30. sempre ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiii os mutantes mas confesso que depois que a sanira moreu tudo perdeu o sentiso

  31. a novela foi encrivel mas poderia ter uma nova versão foi muito doido a maria a samira

  32. mutaneu naotes foi a novela da minha vida eu nao perdia 1 capitulo vamos pedir o diretor da record para botar o 4 capitolo

  33. mutantes era a novela mais legauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu do mundooooooooooooooooooooooooooo eu nao perdie nenhu capitolo vou diser um negoso eu queria ter os pocrideres do cris e do metamofo leia e mande uma mensagem tambem mais nao mande frase runha era legau se tiveser o jogo dos muntantes para ple2 aqui qem estar falando eo finho do lula e bricadeira legau chapa voce ai que ta lendo minha mensagem tem que ser fan dos mutantes iguau eu viu se nao for nao leia serto fuiiiiiiiiiiiiii

  34. !♥♥♥Eu amÓÓ os mutantes principalmente a naty e o valente (mayte piragibe e marcos pitombo) eles são demais obs vcs todos miinha novela preferia minha irmã ama (bianca rinalde e leonardo vieira) vcs foram e são muito especiais para nós quero que saibam que amamos vcs siinto saudades da novela voltem logo com mais um monte de temporadas resumindo voltem logo amÓÓ vcs demais bjss até logo ♥♥♥!

  35. os mutantes foi a melhor novela que eu ja vi.Eu brinco de mutantes quando eu brinco eu sou o Metamorfo a minha prima sempre e a Samira.Os melhores mutantes são:Samira,Metamorfo e Maria

  36. mutantes e uma porcaria eu odeio mutantes ,quando vejo vejo um monte de merda

  37. I appeared to be very pleased to discover this particular web-site.I want to to thank you for your precious time with this great learn!! I positively enjoying each little bit of this and I have you saved as a favorite to check out latest stuff you text.

  38. Pra essa novela foi a melhor de tdas, os atores sao otimos, a vdd é que a maioria das pessoas sao uns puxa sacos da globo, essa novela deixa mtas novelas da globo no chinelo, a novela os mutantes apostou em uma coisa nova e diferente, e por isso é tao legal!
    Se nn gostam dessa novela, compare ela com a novela vamp, saramandaia, e outras merdas que a globo inventou

Deixe um comentário

