O periscópio e a megalomania

Todos os dias, os motores de busca trazem a este blogue vários internautas sequiosos por informações sobre o periscópio. De acordo com os termos usados nas buscas, eles querem saber “quem inventou o periscópio”, “como funciona o periscópio”, etc.

Por uma questão de respeito com esses pobres náufragos errantes que aqui chegam sem querer, vou tentar dar um fim à angustiante dúvida sobre tão salutar aparelho. Notem que não tenho qualquer qualificação técnica para tanto. Não sou uma autoridade em Óptica ou em Engenharia. Apenas sei duas ou três coisas sobre pesquisa em sites de buscas.

O periscópio teria sido concebido primeiramente pelo russo Drzewiecki, em 1863. Entretanto, o primeiro aparelho de que se tem notícia foi construído só em 1894, pelo italiano Angelo Salmoiraghi. O nome vem do grego periskopein, que significa “ver em volta”.

Todo mundo que assistiu a filmes de submarinos sabe como ele é: um longo tubo que permite, graças a espelhos colocados estrategicamente acima e abaixo, ver coisas num plano acima do nosso campo de visão, mais ou menos como na figura:

Se você clicar aqui, leitor-que-quer-saber-sobre-periscópios, encontrará informações muito mais detalhadas e abalizadas sobre o tema – e até um guia passo-a-passo que ensina como montar o seu próprio periscópio.

Mas o que tudo isso tem a ver com megalomania? Ora, o título deste blogue não foi escolhido por acaso. A analogia com o periscópio significa que eu, o todo-poderoso Editor do site e comandante da embarcação, mostrarei aos leitores coisas que estariam além do seu “campo de visão”. Pretensão? Sim, é claro, mas é justamente isso que traz tanta gente à blogosfera.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s