O home theater cubano

Dia desses, quando eu voltava para casa de ônibus, a bordo do famoso “Viamão lotado”, um senhor de aparência humilde sentou-se ao meu lado e puxou conversa.

O velho homem estava, segundo me disse, indo a uma loja de aparelhos eletrônicos comprar um cabo para o seu novo home theater. Discorreu, orgulhoso, sobre as virtudes do sistema de som do aparelho, que o faz sentir-se “dentro do filme”, mas admitiu precisar do cabo novo para poder assistir à programação da TV com a mesma qualidade sonora do DVD.

Sabe-se lá por que cargas d’água, a conversa entrou no campo da política, e o meu anônimo companheiro de viagem manifestou a sua veemente desaprovação ao governo federal. Segundo ele, o PT é um partido comunista e seus líderes querem “deixar o Brasil igual a Cuba, onde as pessoas não têm nada.”

É impressionante a força de certas idéias. Gravado a ferro em brasa no inconsciente coletivo das massas, o medo dos comedores-de-criancinhas não desaparece nem depois de todas as demonstrações de ortodoxia econômica dos últimos cinco anos de governo.

Essa mesma ortodoxia permite que velhinhos de Viamão comprem Home theaters, embora eles não saibam disso.

5 comentários em “O home theater cubano”

  1. Eduardo,
    uma boa observação ao seu interlocutor poderia ter sido lembrá-lo que o atual prefeito de Porto Alegre está aninhado no Partidão ( ou coisa que o valha).Quem diria…

  2. Eu gosto a tecnologia. E gosto que ela esteja ao alcance dos pobres. Acho formidável que a população de baixa renda possa comprar computadores (vários dos meus alunos já têm), DVDs, hometheaters, etc.

Deixe um comentário

